Datas Importantes

• Data limite para envio de artigos:
PRAZO ANTIGO: 6/9/2019 (seis de setembro)
PRAZO PRORROGADO: 25/9/2019 (vinte e cinco de setembro)

• Data limite para o parecer da Comissão Organizadora:
PRAZO ANTIGO: 11/9/2019 (onze de setembro)
PRAZO PRORROGADO: 2/10/2019 (dois de outubro)

Perguntas Frequentes

1. O que é a Revista Digital?

A Revista Digital é uma coletânea de todos artigos apresentados no Congresso, aprovados em uma avaliação por pares.

2. Todos os trabalhos apresentados são publicados na Revista Digital, ou apenas trabalhos selecionados?

Todos os trabalhos efetivamente apresentados (ou seja, excluindo os trabalhos aprovados mas não apresentados no evento) são publicados na Revista Digital.

3. O mesmo trabalho pode ser submetido em congressos diferentes?

Exigimos que o os trabalhos enviados sejam inéditos. Tenha cuidado para não correr o risco de sofrer acusações de autoplágio.

4. Como é feita a avaliação dos artigos?

É feita através da revisão por pares, duplo-cega. A revisão por pares tem sido uma parte formal da comunicação científica desde que as primeiras revistas científicas surgiram há mais de 300 anos. Na revisão duplo-cega, tanto o nome do revisor quanto do autor permanecem anônimos. Algumas de suas vantagens são:

5. Quais são as vantagens da revisão duplo-cega?

O anonimato do revisor permite que as decisões sejam imparciais – os revisores não serão influenciados pelos autores. O anonimato do autor impede qualquer tipo de parcialidade do revisor, por exemplo, baseada no país de origem do autor ou em um trabalho anterior controverso. Artigos escritos por autores prestigiados ou renomados são considerados com base no conteúdo de seus artigos e não na reputação dos autores. Os revisores frequentemente conseguem identificar o autor pelo estilo do texto, o assunto em questão ou por citações ao próprio trabalho.

6. Como faço para publicar e apresentar meu artigo?

Faça sua inscrição no Congresso (apenas pessoas inscritas poderão apresentar no Congresso). Preencha o formulário abaixo, anexando seu artigo. Seu artigo será avaliado, e caso seja aprovado, você poderá imprimir o banner e apresentar os seus resultados na Feira de Exposição de Artigos Científicos. Após aprovado e apresentado, seu artigo será anexado a Revista Digital.

7. Qual é a quantidade mínima de páginas?

A quantidade mínima de páginas que seu artigo deve conter é três. Recomendamos que seu artigo não exceda a quantidade de cinco páginas.

8. Qual é a classificação Qualis da Revista Digital?

No momento, não há. Nas edições anteriores do Congresso, as publicações de artigos foram anexadas aos anais da edição do Congresso em que foram apresentadas. Com o ímpeto de propagar o alcance das publicações, será criada a partir desta edição, uma Revista Digital do Congresso. Primeiramente, as publicações aprovadas serão apresentadas, e anexadas aos anais do CET 2019. Posteriormente, essas publicações servirão para a criação de uma Revista Científica dedicada ao Congresso, obtendo assim uma classificação Qualis.

Documentos