image

Nossos eventos

"Os únicos limites das nossas realizações de amanhã
são as nossas dúvidas e hesitações de hoje."

Franklin Roosevelt

Projeto Alumni

No dia 17 de março de 2018 foi realizada a primeira reunião para ex-alunos das Engenharias na UFG. O evento, que aconteceu após 64 anos da aula que inaugurou a Escola de Engenharia na universidade, celebrou o sucesso dessa instituição após tantos anos e também pôde homenagear aqueles que passaram por aqui e que, com certeza, contribuíram tanto para a consolidação quanto para o êxito da universidade ao longo desse tempo.

Clique em uma foto para visualizar a galeria

Semana de Mercado

Entre vários dias oferecendo palestras, visitas técnicas, workshops, painéis, mesas redondas e ainda uma feira de recrutamento, os participantes da Semana de Mercado podem ouvir também a inúmeras empresas que são referência no mercado mundial de engenharia, como a AmBev, Monsanto e P&G.

Além disso, profissionais especialistas não apenas em engenharia, mas também em economia, seleção e recrutamento, e administração fornecem a oportunidade aos alunos de não apenas aprender mais sobre o mercado de Engenharia, como também sobre as opções de carreira que a área pode possibilitar.

Com realização sempre no segundo semestre, o evento proporciona aos participantes programações específicas de acordo com suas preferências e objetivos profissionais, além proporcionar maior conhecimento e aprendizagem sobre o funcionamento técnico e prático de um ambiente de trabalho.

Clique em uma foto para visualizar a galeria

Congresso de Engenharia e Tecnologia

O Congresso de Engenharia e Tecnologia (CET) da UFG tem como base o fomento de debates a respeito das novidades no mercado científico da Engenharia, realizando assim, a ponte entre o acadêmico e as vanguardas do segmento.

Consagrado como o maior congresso estudantil de Engenharia do centro-oeste em 2017, o evento já conta com 4 edições realizadas e média de 1400 participantes provenientes de 13 cursos de Engenharia. Em 2017, o CET teve como tema “A Eficiência e a Busca pela Melhoria” e contou com 32 palestras, 2 competições e várias parcerias que só engrandecem a UFG. Isso tudo tornou-se realidade, com o patrocínio da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

No primeiro dia, realizou-se o credenciamento utilizando pulseiras NFC, distribuidas aos participantes. Tivemos uma feira de exposição de trabalhos científicos, além da palestra de abertura realizada pela consultora Falconi, com o seguinte tema: "Eficiência: pilar para superação de crises".

No segundo dia, a empresa Stonos realizou uma palestra com o tema "Mercado do Sol"; Rogério Gelamo, da UFTM, palestrou sobre "Multicamadas de Grafeno, Obtenção, Aplicações e Perspectivas". O Dr. Antonio Dianin, CEO da Project Company, discorreu sobre Biohacking e Tendências Tecnológicas. A inteligência artificial na detecção de falhas em equipamentos industriais foi o tema abordado pelo Dr. Jorge Nei da UFSJ. Representando a USP, a doutora Carmem Trindade, no âmbito da tecnologia de alimentos, comentou sobre a microencapsução e sobre os compostos bioativos. Essas foram algumas das atrações do CET 2017.

No último dia, ocorreram minicursos do SEBRAE e também a terceira edição do TREM, o Torneio de Robótica Embarcada, que contou com competidores de vários estados do Brasil.

Clique em uma foto para visualizar a galeria
image

Dia do Calouro

Realizadas normalmente durante os primeiros dias de aula decada semestre, as atividades que compõem o “Dia do Calouro” visam a integração e ambientação dos ingressantes da UFG. O evento conta com palestras e apresentações das principais iniciativas que fazem da UFG a melhor universidade do centro-oeste.

No entanto, além de proporcionar ao calouro um primeiro contato com as iniciativas, este evento também tem o objetivo de apresentar o funcionamento da vida acadêmica na UFG, expondo as oportunidades que irão encontrar e também informações como siglas e locais importantes para o dia a dia na universidade.

Clique em uma foto para visualizar a galeria

Direções de Mercado

O evento propõe informar e atualizar os estudantes a respeito do que há de mais novo e é tendências do mercado atual da Engenharia, utilizando, para isso, empresas, empresários e todo o aparato que for preciso para situar o participante das inovações que estão sempre ocorrendo na área.

Entre os presentes neste evento, pudemos contar com a presença de Dener Justino, Engenheiro Civil, Diretor na Opus Incorporadora, tratando sobre as perspectivas para a engenharia no mercado atual.

Clique em uma foto para visualizar a galeria

De Geração para Geração

Mostrando as conquistas dos vários ex-alunos que já passaram pela UFG e hoje têm uma carreira de sucesso, o evento apresenta aos participantes sobre o que os próximos passos após a graduação, como também o que esperar do mercado de trabalho.

Nos orgulhamos de poder ter como exemplo tantas que referências de profissionais que hoje carregam o nome da UFG, pois sempre temos como objetivo criar um maior sentimento de pertencimento e orgulho por integrarmos a Escola de Engenharia da UFG, mostrando, por meio de exemplos reais do cotidiano, a importância das soft skills para compor um profissional de destaque.

Para isso, pudemos contar, entre vários participantes, com o ilustre engenheiro civil Pedro Ivan, que foi professor do departamento de engenharia civil da Universidade de Brasília (UnB) por 20 anos e estuda Programação Neurolinguística desde 1992.

Também pudemos ter a presença da Leticia Mio, Engenheira de Alimentos, Coordenadora Regional de Gente na Ypê e responsável pelas áreas de folha de pagamento, gente e gestão da unidade que hoje possui em torno de 750 funcionários próprios.

Clique em uma foto para visualizar a galeria

Poli Apresenta

“Poli Apresenta” é a visão de engenharia, é o momento de expor maneiras de como os futuros engenheiros podem fazer a diferença, é a oportunidade em que a visão acadêmica se funde ao mercado, o momento em que estudantes aprimoram suas perspectivas de mundo.

Nesse contexto, o Poli Apresenta vem para suprir a demanda de soft skills que os alunos têm durante a vida acadêmica, o que não pode ser levado ao mercado de trabalho. Por isso, tem o intuito de motivar e mostrar aos alunos que é possível ser destaque em suas áreas de atuação e desenvolver o espírito de liderança, que é essencial para todo Engenheiro.

Antônio Dianin, CEO da Project Company, e o Prof. Coach Jonny Carlos da Silva, que conta com uma experiência de mais de 20 anos como professor universitário, são algumas das personalidades presentes nesse evento. Também apresentamos Patrícia Merces, Engenheira de Alimentos, pós graduada em Gestão Empresarial pela FGV, sendo a liderança feminina por trás da Cervejaria Colombina.

Clique em uma foto para visualizar a galeria

Workshop: Microsoft Office

Este workshop oferece ao participante a oportunidade de aprender as principais funções do Microsoft Excel, como Interface, Tabelas Múltiplas, Autopreenchimento e várias funções.

É importante salientar o uso da função Solver e as maneiras de se analisar e processar dados, preparando o aluno para diferentes experiências e tarefas nesse conhecido software muito utilizado em todas as áreas da Engenharia.

Clique em uma foto para visualizar a galeria